ALEGRETE - RIO GRANDE DO SUL
Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018 - 00:32
7666384

Notícias

25/10/2018 - 17:10:00

Comenda Oswaldo Aranha a dois alegretenses ilustres, professora doutora Maria Luiza Vargas Ramos e ao médico Cyro Alfredo Leães.

Em ato solene realizado na manhã desta quarta-feira, abrindo as comemorações dos 187 anos de Alegrete, a prefeita Cleni Paz da Silva procedeu a entregue da Comenda Oswaldo Aranha a dois alegretenses ilustres, professora doutora Maria Luiza Vargas Ramos e ao médico Cyro Alfredo Leães.

O salão Azul do Centro Administrativo Municipal ‘José Rubens Pillar’ acolheu grande número de convidados, familiares e amigos dos homenageados que prestigiaram a solenidade. A Comenda Oswaldo Aranha, concedida a cada dois anos, é a mais alta distinção oferecida pelo Município.

Professora Maria Luiza: santo de casa também faz milagre

Ao agradecer a honraria, a professora Maria Luiza, que estudou no Instituto Estadual de Educação Oswaldo Aranha, graduada em Letras pela Fundação Educacional de Alegrete e doutora em Letras e Literatura Brasileira pela UFRGS, disse de sua felicidade e emoção por ter sido indicada para a homenagem. Alegrete é uma terra única, onde “santo de casa também faz milagres”, disse a homenageada ao destacar as qualidades desta terra de homens e mulheres ilustres e notáveis.

“Receber a Comenda do Mérito Oswaldo Aranha tem um significado imenso para mim! E me sinto cada vez mais pertencente a esta terra onde nasci, estudei, lecionei, trouxe meus filhos ao mundo e deixei minha alma morando ali na rua Mariz e Barros, enquanto seguia para os novos rumos aonde a vida me levava”, afirmou em seu discurso. No final, agradeceu aos órgãos culturais e às pessoas que indicaram seu nome para esta honraria. Foi patrona da Feira do Livro em 2017 e este não homenageada pela Escola João André Figueira, do Durasnal.

Dr. Cyro Alfredo: a gente saía de Alegrete, mas Alegrete não saía da gente!

O segundo homenageado foi o médico alegretense Cyro Alfredo Leães, nascido nesta cidade em 1947 de onde saiu há 40 anos para atuar na medicina na Capital e onde foi distinguido com o título de Cidadão Portoalegrense.

Emocionado, disse que a sua presença naquele ato era como estivesse em seu consultório, com seus pacientes, se sentia um privilegiado. Historiou sua infância e adolescência em Alegrete, tendo estudado no Instituto de Educação Oswaldo Aranha, “espetacular escola, era a continuidade de nossa casa”. Lembrou dos preparativos para a Semana da Pátria, a honra de cantar o Hino Nacional, o respeito à educação e aos professores, citou. Que saia da escola e ia para o Rincão de São Miguel para a propriedade da família. Depois foi estudar em Porto Alegre onde formou-se médico. E emocionou-se ao afirmar: “a gente saía de Alegrete, mas Alegrete não saía da gente”. Ao final, disse do significado em receber a comenda maior da cidade e ainda com o nome de Oswaldo Aranha que foi o Cidadão do Mundo.

Prefeita Cleni: Reconhecimento e Agradecimento

Em seu pronunciamento, a prefeita Cleni Paz da Silva afirmou que nos 187 anos de emancipação a cidade ganha um presente que se materializa na realização da I Semana da Arte de Alegrete. E nada mais justo do que dentro dessa programação fazer a entrega da distinção importante e significativa para pessoas que não só contribuíram com a cultura do Município, mas levaram positivamente o nome da cidade para além de nossos limites territoriais. Parabenizou a secretária de Educação, Marcia Dornelles e a diretora de Cultura, Andrea Oliveira, bem como todos os secretários e servidores que se somaram no esforço de transformar em realidade a I Semana da Arte de Alegrete.

A prefeita Cleni reforçou que a entrega da Comenda Oswaldo Aranha para a professora Maria Luiza Vargas Ramos e ao dr. Cyro Alfredo Leães não era somente o reconhecimento, mas também um gesto de agradecimento do Poder Público e da comunidade para esses dois queridos e talentosos alegretenses, enfatizou.

Semana da Arte

No encerramento, a secretária de Educação e Cultura, Marcia Dornelles, reportou-se sobre a realização da I Semana da Arte como resgate dos espaços internos e externos na cidade. A I Semana da Arte tem como apoiadores os ateliês Tina Santos e Brincando com as Cores, Expresso minuano, Construtora Sotrin, Sesc/Fecomércio RS e Caal Centro Comercial. A secretária reforçou o convite para os atos constantes na programação e concluiu sua fala com palavras de carinho e apreço aos homenageados.

Houve um momento artístico com a participação do cantor Robson Fontoura interpretando o Canto Alegretense que foi acompanhado pelo público. A professora Ana Peres e seus alunos da Escola João André Figueira prestaram homenagem à professora Maria Luiza.

O canto do Hino de Alegrete encerrou a solenidade


Fonte: Departamento de Comunicação - PMA Por: Alair Ameida - Assessor de Comunicação



PUBLICIDADE
GALERIA DE FOTOS
DOMINGUEIRA NO CTG VAQUEANOS 002 (18 fotos)
IGREJA LUZ PARA OS POVOS MINISTÉRIO APOSTÓLICO REA... (30 fotos)
Algumas fotos do marcante desfile de 20 de Setembr... (60 fotos)
A HISTÓRIA DE UMA SAUDADE, RESGATADA "UM POUC... (22 fotos)
DOMINGUEIRA NO CTG VAQUEANOS 001 (30 fotos)
UM SÁBADO DE SOL FORTE E UMA CAMINHADA CÍVICA COM ... (30 fotos)
Segunda Noite de Carnaval 3 (30 fotos)
Sequência de fotos do Desfile de 20 de Setembro (30 fotos)
GALERIA DE VÍDEOS
Oficina Rondon
Música da Banda Dekalc
Entrevista Vereadora Judete Ferrari
Mensagem 20 de Setembro 2017 - Ver. Celeni Viana
Haras Mundo Novo
Palestra Judete Ferrari
Hormigon Indústria de Artefatos de Cimento
Spengler Motos
TWITTER
FACEBOOK
Home | POP TV | POP TV 2 | Quem Somos | Artigos | Entrevistas | Galeria de Fotos | Vídeos | Notícias | Mural de Recados | Fale Conosco

POP TV " A NOSSA TV NA WEB" - Alegrete R/S TELEFONES : 55 34261402 OU CEL. 55 96475660

© Web Conexão Informática Ltda - Todos os direitos reservados