ALEGRETE - RIO GRANDE DO SUL
Sexta-feira, 20 de Julho de 2018 - 22:01
7410140

Notícias

25/06/2018 - 19:51:00

Mercado de trabalho desacelera e mantém taxa de desocupação, aponta IBGE

A recuperação do mercado de trabalho brasileiro desacelerou depois de apresentar aumento no primeiro trimestre de 2018. De acordo com a PNADC (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apesar da queda na comparação interanual, os dados revelam que a taxa de desocupação se mantém praticamente estável, em torno de 12,5%, o que reflete na desaceleração do crescimento da população ocupada.

Segundo a pesquisa, divulgada nesta segunda-feira pela seção Mercado de Trabalho da Carta de Conjuntura do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a acomodação da taxa de desemprego se deve à desaceleração do ritmo de crescimento da população ocupada, que passou de 2,1% no trimestre encerrado em janeiro, para 1,7% em abril. Com o ajuste sazonal, que é um acerto em função da variação de estação, a população ocupada segue praticamente estável desde o início deste ano.

Porém, o desalento – pessoas que desistiram de procurar emprego – cresceu em 2018. A análise explica que o desalento aumentou por causa de uma transição maior de trabalhadores que saíram da ocupação e migraram para o desalento, não passando ou ficando pouco tempo na desocupação.

De acordo com o instituto, a população desalentada é definida como aquela que estava fora da força de trabalho por: não conseguir trabalho por falta de experiência, por ser muito jovem, idosa ou não encontrar trabalho na localidade; e que, se tivesse conseguido trabalho, estaria disponível para assumir a vaga. Os desalentados fazem parte da força de trabalho potencial.

No primeiro trimestre desse ano, os desalentados também bateram recorde ao atingirem 4,1 por cento da força de trabalho, a 4,6 milhões de pessoas, 300 mil a mais do que nos três meses anteriores. Dessa forma, não é possível afirmar que o aumento dos desalentados é provocado após um longo período de desemprego. Ainda de acordo com a pesquisa, embora o número de desocupados esteja recuando desde o fim de 2017, o tempo de permanência no desemprego aumentou.

Apesar de registrar queda em dois trimestres consecutivos, o número dos trabalhadores que se mantiveram desocupados durante o primeiro trimestre de 2018 voltou a crescer, atingindo o maior patamar da série. A PNADC também mostra que vem crescendo a proporção de trabalhadores que espera mais de dois anos procurando por um emprego. Em 2015, o percentual era de 17% e saltou para 23% no primeiro trimestre de 2018.

Ocupação por faixas etárias

A pesquisa mostra que a população ocupada com mais de 60 anos cresceu 8% e a de trabalhadores com idade entre 25 e 39 anos aumentou 0,9%. Tais diferenças ficam ainda maiores em relação ao grau de instrução. A ocupação dos trabalhadores com ensino médio incompleto cresceu 10%, enquanto a população ocupada apenas com o ensino fundamental recuou 9%.

Rendimentos

De acordo com a pesquisa, os rendimentos reais seguem a trajetória, iniciada em 2017, e apresentam variações positivas. No último trimestre, encerrado em abril, o rendimento médio real registrou alta de 0,8% em comparação ao mesmo período do ano passado.



Fonte: Pesquisa POP TV



PUBLICIDADE
GALERIA DE FOTOS
Abertura da Fenegócios 2012 e o PIT STOP que a Ass... (29 fotos)
Miss Alegrete 2011 (30 fotos)
Cidadão Alegretense ao Deputado Federal Nelson Mar... (25 fotos)
O GRANDE DESFILE DE VINTE DE SETEMBRO EM ALEGRETE (60 fotos)
Evento do Por do Sol - Jantar dia 01/04/2011 (30 fotos)
Fotos da Campereada Internacional de Alegrete (41 fotos)
DOMINGO COM DESFILE E CÉU NUBLADO (30 fotos)
ESPECIAIS DO CARNAVAL 2012 (2° NOITE 001) (60 fotos)
GALERIA DE VÍDEOS
Pretto Ar Condicionado
Mensagem 20 de Setembro 2017 - Ver. Celeni Viana
Hormigon Indústria de Artefatos de Cimento
Ver. Paulo Berquó - Mensagem 20 de Setembro 2017
Sessão 23/11/2015
Programa "Mais Médicos"- Alegrete
Cabanha São Marcos
Dep.Villaverde, Prefeito Erasmo e Governador Tarso Genro
TWITTER
FACEBOOK
Home | POP TV | POP TV 2 | Quem Somos | Artigos | Entrevistas | Galeria de Fotos | Vídeos | Notícias | Mural de Recados | Fale Conosco

POP TV " A NOSSA TV NA WEB" - Alegrete R/S TELEFONES : 55 34261402 OU CEL. 55 96475660

© Web Conexão Informática Ltda - Todos os direitos reservados