ALEGRETE - RIO GRANDE DO SUL
Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2018 - 20:54
7664396

Notícias

25/06/2018 - 19:40:00

A Câmara Municipal de Alegrete, através da Frente Parlamentar Em Defesa do Trânsito Seguro, promoveu o “I Seminário de Prevenção à Violência no Trânsito”.

A Câmara Municipal de Alegrete, através da Frente Parlamentar Em Defesa do trânsito Seguro, promoveu o “I Seminário de Prevenção à Violência no Trânsito”, na manhã de 21 de junho de 2018.

A Frente Parlamentar é integrada pelos Parlamentares indicados por suas Bancadas:
PSDB – Vereador Celeni Viana.
Progressistas – Vereadora Miriam Suhre.
PDT – Vereador Rudi Pinto.
PT – Vereador Paulo Berquó.
MDB – Vereador Cléo Trindade.

O Presidente da Câmara, Vereador Luciano Belmonte, recepcionou na Mesa Diretora dos trabalhos a Professora Márcia Dornelles, Secretária de Educação e Cultura; o Dr. Luciano Pereira, Secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana; o convidado especial, Sr. Luiz Noé Souza Soares, Presidente do Conselho Estadual de Trânsito – CETRAN; a Professora Silvia Dorneles, Vice-Diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Demétrio Ribeiro; o Vereador Celeni Viana, Secretário e o Vereador Cléo Trindade, Vice-Presidente do Poder Legislativo. 
O “I Seminário” foi direcionado aos alunos e alunas da Escola Estadual Demétrio Ribeiro, tendo a participação dos educandos do 6º ano e do 7º ano, acompanhados das Professoras Ana Beatriz Vieira, Bianca Padula e Cláudia Quinteiro.
O Palestrante Luiz Noé, Presidente do CETRAN, apresentou o tema direcionado a tudo que Pais e Professores precisam saber e ensinar aos seus filhos, sobre educação no trânsito, tanto no que se refere aos motoristas como aos pedestres.
Foram apresentados institucionais, com imagens marcantes, que realmente chocam, mas que são reais, diante de infrações no trânsito, que podem causar acidentes fatais.

O convidado Luiz Noé abriu o encontro ampliando a questão que serve de reflexão: “Que trânsito queremos”. Para ele, a violência que vemos no trânsito é a mesma que vemos em outros aspectos da vida; portanto, para evoluirmos, é necessário mudar o estado de espírito das pessoas, mediante respeito mútuo e sobretudo maior valorização da vida.
O Presidente do CETRAN, Luiz Noé, fez um histórico dos problemas atuais do trânsito, citando o crescimento da frota desde os anos 50 e passando pela opção do governo JK pelo modal rodoviário. Lembrou a concentração demográfica nos centros urbanos e as questões de infraestrutura envolvida dizendo: “O desafio é trabalhar com o caos presente, planejando o futuro. Daí a importância de espaços de discussão, tais como as audiências públicas e seminários educativos”.
O Secretário Luciano Pereira, falou sobre o “Plano de Mobilidade Urbana” para isso o Município firmou o contrato com a empresa vencedora do certame em março/2018, que terá o prazo de nove meses para conclusão dos trabalhos e entrega da minuta de edital, que é a Empresa Consórcio 3/C Pró Cidades.
O Secretário registrou a importância de ações que possibilitem a educação para o trânsito, a exemplo do Seminário proposto pela Frente Parlamentar, na Câmara e direcionado para as Escolas.
A Secretária Márcia Dorneles registrou o alto significado das informações e do compartilhar conhecimentos, para um trânsito seguro, parabenizando ao Luiz Nóe, Ex-Deputado Federal, atual Presidente do CETRAN, pela forma como conduziu os trabalhos.
A Professora Silvia Dorneles, em nome da comunidade escolar do Demétrio Ribeiro, agradeceu ao convite, para que participassem do Seminário.
O Vereador Celeni Viana, salientou que a Frente Parlamentar, deu início as propostas de Seminários Educativos em Defesa do Trânsito Seguro, e que esse foi o primeiro de outros que estarão acontecendo ao longo do ano, com foco às Escolas, porque as crianças e os jovens são os protagonistas das mudanças positivas que queremos.
Houve manifestações dos Parlamentares, por ordem de inscrição, com reflexões e colocações pontuais sobre o tema em pauta.
O Presidente Luciano Belmonte registrou a importância das ações que qualificam, através da educação, agradecendo a importante participação do Presidente do CETRAN, Luiz Noé, que protagonizou um momento de reflexão para a mudança de comportamento, para o trânsito seguro e preservando o bem maior, que é a Vida.
O “I Seminário de Prevenção à Violência no Trânsito” foi transmitido diretamente do Plenário Vereador Gaspar Cardoso Paines, através da Rádio Minuano FM e da POPTV Alegrete RS.










Ana Azzolin.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Alegrete. 



Fonte: Ana Azzolin Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Alegrete.



PUBLICIDADE
GALERIA DE FOTOS
A Chama Crioula acesa com mais de 3 mil cavalarian... (30 fotos)
ESCOLHA DA CORTE DO CARNAVAL 2012 (005) (29 fotos)
POSSE DA NOVA DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO DO BAIRRO PR... (18 fotos)
Fotos do Desfile de Vinte de Setembro (30 fotos)
DESFILE MILITAR DE 7 DE SETEMBRO (30 fotos)
VALEU MOSTRAR PARA O MUNDO VIA POP TV ALEGRETE EST... (30 fotos)
ENART DOMINGO 007 (30 fotos)
DOMINGUEIRA NO CTG VAQUEANOS 002 (18 fotos)
GALERIA DE VÍDEOS
1º Fórum Municipal de Educação Infantil
Oficina Rondon
Greenpeace
Agua Limpa
Entrevista Ver. Leonardo Gonçalves
Ver. Paulo Berquó - Mensagem 20 de Setembro 2017
Institucional TCC SANEACON
Caturras Melhoramento
TWITTER
FACEBOOK
Home | POP TV | POP TV 2 | Quem Somos | Artigos | Entrevistas | Galeria de Fotos | Vídeos | Notícias | Mural de Recados | Fale Conosco

POP TV " A NOSSA TV NA WEB" - Alegrete R/S TELEFONES : 55 34261402 OU CEL. 55 96475660

© Web Conexão Informática Ltda - Todos os direitos reservados